Coelho Bravo

Oryctolagus cuniculus huxleyi Haeckel 1874

É um animal com o corpo coberto de pelo, peso médio de 1,200Kg, longevidade aproximada de 5 ou 6 anos.

Caracteres externos (segundo M.M.Gama): «A coloração é pardo-acinzentado-terrosa, sendo a cabeça mais escura que o dorso, com um círculo claro mal definido a rodear os olhos; flancos entre amarelo-pálido e pardo-madeira-sujo; orelhas acinzentadas na metade posterior da superfície externa e da cor da cabeça na metade anterior, com uma margem escura e estreita na extremidade, sendo os pêlos do bordo anterior esbranquiçados. Superfície ventral esbranquiçada, assim como a face interna dos membros; patas pardo-madeira-claro, e existe uma risca branca larga, ao longo das patas posteriores, até quase à extremidade dos dedos; cauda negra por cima e branca por baixo.»

Alimentação e Costumes: alimenta-se de diversas plantas herbáceas, produtos hortícolas, casca das árvores quando novas, frutos e cereais verdes ou já com grão. É um animal noctívago, mas também aparece durante o dia. Dorme ao sol, em camas escondidas nas moitas. Constrói tocas no solo com profundidades entre o meio metro e o metro e meio, ou aproveita os túneis naturais dos solos. Corre velozmente, deslocando-se aos saltos e quase sempre pelo mesmo trilho.

Reprodução: é um animal polígamo, bastante prolífico, tendo a fêmea 3 a 5 ninhadas por ano, com 4 a 8 filhotes cada.

Predadores e doenças: os predadores existentes na Terceira são o Milhafre, o Furão, a Doninha (enquanto pequenos) e o Gato (selvagem). A mixamitose é a doença que mais afecta esta espécie, mas felizmente para os caçadores, a ilha Terceira até ao momento não foi contaminada. Todavia, existem outras doenças parasitárias, que os afectam. Ex.: Coccidioses, Distomatose, Cisticercoses e teníases.